MARKETING E COMUNICAÇÃO: PRINCIPAIS CONCEITOS,
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS
Atualmente, ainda há um preconceito e um desconhecimento muito grande por parte
dos advogados com relação não somente ao marketing jurídico, mas a toda a ciência do
marketing.
Talvez pela própria dificuldade de compreensão da conceituação dos termos
marketing, publicidade, comunicação e propaganda, dos benefícios que essas práticas
podem trazer para os escritórios em termos institucionais e mercadológicos, e da relação
entre elas e as normas legais impostas pelo setor.
Os profissionais do mundo jurídico – principalmente os mais conservadores, que
consideram de pouca valia as práticas ligadas à comunicação –
precisam atentar ao fato de
que todo advogado aplica, diariamente, os conceitos e técnicas de marketing no
desenvolvimento de seu trabalho, seja no relacionamento com seus clientes e com o
mercado, na preocupação com seu marketing pessoal, na identificação de novas áreas para
atuação, etc.
Além disso, para o cliente, é difícil saber exatamente como diferenciar a qualidade
técnica e de conhecimento de um advogado para outro.
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Desta forma, quanto mais
informações sobre o escritório e seus profissionais o cliente possuir, mais será influenciado
na compra pelos serviços jurídicos da banca.
Sendo assim, os profissionais da área jurídica precisam se conscientizar da importância
do marketing e suas ferramentas como um investimento, que tara inúmeros resultados para
a banca.
6.1 As diferenças entre marketing, propaganda e publicidade
Muitos profissionais – não somente da área jurídica, mas também de diversas outras –
não sabem o exato significado e ainda confundem os termos marketing, publicidade e
propaganda. Aliás, esse é um dos motivos que, provavelmente, fazem com que diversos
advogados cometam irregularidades no exercer de sua profissão.
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